Quando trocar a areia do filtro da sua piscina?

Quando trocar a areia do filtro da sua piscina?

O filtro da piscina está para a sua piscina como o coração está para o seu corpo. Este é um dos pontos críticos da manutenção das piscinas.

A capacidade/qualidade da filtração é o segredo para se conseguir sempre uma água com uma excelente qualidade. Considera-se normalmente que o conjunto filtro + bomba são responsáveis por cerca de 80 % do tratamento da água da sua piscina (também chamado o tratamento físico).

Pelo filtro de areia passa a água da piscina, deixando as suas impurezas retidas nos grão de areia do filtro. O filtro para poder manter a sua eficácia tem que ter obviamente manutenção.

Posto isto levantam-se algumas questões para o utilizador, tais como:
1. porquê mudar a areia ?
2. quando se deve fazê-lo ?
3. que tipo de areia escolher ?


1. Porque vamos ter que trocar a areia do filtro ?
Durante o processo de filtração e por acção mecânica, a areia vai-se desgastando, ficando polida, os seus grãos tornam-se mais pequenos e a areia vai endurecendo e ficando suja. A areia fica envelhecida perdendo a sua capacidade de filtração.

O problema do calcário:
Em águas com uma dureza elevada existem normalmente concentrações muito elevadas de iões de cálcio e magnésio. Estes iões agarram-se à areia (sílica) e vão formando silicatos (blocos).

Quando a água atravessa o filtro e encontra estes blocos, e em vez de os atravessar, vai escolher o caminho mais fácil, ou seja, vai passar pela seu exterior não sendo filtrada. Isto é um sinal de que está na altura de trocar a sua areia.

Caso não a troque pode inclusivamente acontecer que os blocos sejam tão duros e tão grandes que não se consigam tirar do filtro, e a única solução é colocar um filtro novo ou tentar partir estes blocos com ácido.

Para que este problema seja evitado, é necessário irmos controlando a qualidade da areia (colocar a mão e verificar se está solta e se não tem blocos formados) e monitorizar o pH. Um pH superior a 8 ajuda muito a que haja precipitações de calcário (ficando a água turva).

Uma boa manutenção do filtro é fundamental : limpeza e a contra lavagem.

Uma deficiente manutenção do filtro degrada mais rapidamente a areia. É muito importante fazer no mínimo uma limpeza regular do filtro:

1 x por semana no período de utilização da piscina
1 x mês no período de inverno.
Seria também importante e principalmente em águas muito calcárias, fazer 1 x ano uma limpeza química da areia (descalcificação).

2. Quando trocar a areia do filtro da sua piscina?
Existe uma recomendação genérica que diz que devemos mudar a areia entre os 2 e 3 anos de utilização da piscina, podendo ir até aos 5 anos (se a água não for muito calcária e se existir uma boa manutenção do filtro). Também é importante saber que não vale a pena trocar a areia com demasiada frequência se tudo estiver bem !

Normalmente ao fim de 1anos é necessário repor o nível correcto de areia usando areia com a mesma granulometria.

Existe um teste muito simples para perceber se está na hora de mudar a sua areia:

Verificou que o débito nos seus injectores está mais fraco depois de fazer uma lavagem do filtro ?

Tem sentido muitas dificuldades em manter a sua água boa, apesar de a água estar quimicamente equilibrada e respeitar o período de filtração adequado ?

Olhe para a campânula transparente do seu filtro (se existente), verifica alguns depósitos de calcário? Se sim, então é com certeza altura de trocar a sua areia.

Abra o filtro e mergulhe a sua mão na areia, o que sente?:
a) A areia flui nos seus dedos e não está compacta ? então está boa e não precisa de a trocar
b) A areia tem blocos duros ? então está na hora de a trocar

A areia tem desaparecido do seu filtro? encontrou areia do filtro na piscina ? se sim, isto significa que tem um problema nas crepinas (colectores) do filtro. Para resolver este problema tem obrigatoriamente de retirar toda a areia porque as crepinas estão situadas no fundo do filtro.

3. Que tipo de areia escolher ?
A granulometria e a quantidade de areia a colocar no seu filtro estão indicadas na placa de características do seu filtro. Estas indicações deverão ser rigorosamente respeitadas.

A areia a utilizar deverá ser areia especial para piscinas e previamente lavada.

Recomenda-se a utilização de areia entre 0,4 e 1,2 mm de diâmetro. Quanto mais fina é a areia, melhor é a sua qualidade de filtração, mas também se vai sujar mais rapidamente

Normalmente e para filtros com dimensões maiores, utiliza-se uma areia com diâmetro maior (cascalho fino 2-5 mm). Serve como uma sub-camada da areia fina, que é colocada nos filtros para serem utilizados como suporte.

A areia é utilizada como meio de filtragem. O cascalho fino ajuda na distribuição e na circulação da água no filtro. Durante as lavagens, o cascalho sobe 2 cm acima do fluxo de água para uma melhor eficiência de filtração.

Em resumo, a manutenção das piscinas é um dos aspectos que não deve descurar, e entre os vários pontos críticos, a troca da areia é algo que tem que ter em consideração.

Sempre que algo indicar um funcionamento fora do habitual, entre em contato conosco: DBE BOMBAS (21) 3106-5455 Celular: (21) 9-7007-9241 - WhatsAPP: (21) 9-7007-9241

Produtos que você pode gostar

Deixe um comentário

(*) são campos obrigatórios.

Scroll